ENEM 2020: Inscrições, Data da Prova, Notas e Resultados

O ENEM 2020 é hoje o principal vestibular do país. Desenvolvido pelo MEC em parceria com o Inep, o ENEM 2020 ajuda milhares de jovens e adultos a conquistarem sua vaga no ensino superior. Não à toa, são mais de 5 milhões de inscritos por ano. Entenda melhor como funciona o exame.

ENEM 2020

ENEM 2020

ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um vestibular promovido pelo Governo Federal, e que visa avaliar as habilidades e competências dos jovens e adultos brasileiros.

Podem participar estudantes a partir do 1° ano do Ensino Médio. Apenas os matriculados no 3° ano é que poderão realizar a prova com o intuito de no ano seguinte usar a nota para a universidade. Ou, aqueles que já concluíram essa ciclo.

ENEM

Por meio dos pontos conquistados na prova, os candidatos podem conseguir vaga gratuita em uma universidade. Algumas instituições também substituem seus vestibulares pela prova do ENEM, e costumam conceder descontos parciais.

✓ Acompanhe as novidades sobre os cursos SENAC 2020

No ano seguinte ao de participação no ENEM 2020, os participantes podem se inscrever em programas do Governo como:

  • SISU: oferece vagas em universidades públicas;
  • PROUNI 2020: oferece bolsas de estudos parciais ou integrais em universidades privadas;
  • FIES: financia cursos em universidades privadas.

Cronograma ENEM 2020

Todas as fases do vestibular são programadas e divulgadas com antecedência. Dessa forma, os interessados em realizar o exame podem se preparar melhor.

No cronograma ENEM 2020 cada etapa acontece em:

  • Março: publicação do edital;
  • Abril: solicitação de isenção da taxa de inscrição;
  • Maio: período de inscrição;
  • Outubro: divulgação dos locais de prova;
  • Novembro (dois primeiros domingos): realização das provas;
  • Janeiro: divulgação dos resultados.

O ideal é estar sempre atento aos dias de cada fase, pois dificilmente o período é prorrogado ou alterado.


Prova do ENEM

A prova do ENEM 2020 é considerada uma das mais complexas do país. Ao todo, são 180 questões dividas em duas provas com 90 perguntas cada, mais a redação dissertativa.

✓ Participe também do SISUTEC 2020

No primeiro dia são dadas 5h30 para realizar as questões e a redação. Para o domingo seguinte os candidatos têm 5h para finalizar o exame. Com abertura dos portões às 13h e início da prova às 13h30, seguindo o horário de Brasília.

Os conteúdos aplicados ficam divididos da seguinte forma:

Primeiro dia:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 45 questões;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 45 questões;
  • Redação – dissertação de até 30 linhas.

Segundo dia:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 45 questões;
  • Matemática e suas Tecnologias – 45 questões.

Os assuntos solicitados são os mesmos trabalhados durante o Ensino Médio. Vale a pena ler com atenção o edital ENEM 2020 para conhecer mais sobre a estrutura do exame.


Inscrição ENEM 2020

No mês de maio, normalmente entre a primeira e segunda quinzena, a Página do Participante fica disponível para a inscrição ENEM 2020.

Durante o processo será necessário criar um login e senha que servirão como acesso para consulta de notas, e como inscrição de outros programas do Governo.

Depois de preencher a ficha com os dados cadastrais, escolher a cidade que deseja fazer a prova e a língua estrangeira. O sistema vai gerar o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$85. A isenção é permitida para alunos da rede pública, bolsistas da rede privada e aqueles que declararem baixa renda.

Aprenda como se inscrever:

  • Acesse a Página do Participante e escolha o ícone conforme solicitado. Em seguida, informe seu CPF e dê início ao seu cadastro.

SITE DO ENEM


Resultado ENEM 2020

Para as pessoas que podem utilizar os pontos para ingressar no ensino superior a postagem do resultado ENEM 2020 é divulgada em janeiro.

A nota é a média de pontos de cada um dos conteúdos e da redação. O mínimo para conseguir uma boa colocação na disputa é de pelo menos 500 pontos. Dependendo do curso pretendido.

O resultado pode ser consultado na mesma página em que foi realizada a inscrição, também escolhendo o ícone indicado e informando o CPF. Para os treineiros a postagem de notas é feita em meados de Março.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

ENEM 2020: Inscrições, Data da Prova, Notas e Resultados

Leave a Reply