O ENEM 2020 é hoje o principal vestibular do país. Desenvolvido pelo MEC em parceria com o Inep, o ENEM 2020 ajuda milhares de jovens e adultos a conquistarem sua vaga no ensino superior. Não à toa, são mais de 5 milhões de inscritos por ano. Entenda melhor como funciona o exame.
ENEM 2020
Contents
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um vestibular promovido pelo Governo Federal, e que visa avaliar as habilidades e competências dos jovens e adultos brasileiros.
Podem participar estudantes a partir do 1° ano do Ensino Médio. Apenas os matriculados no 3° ano é que poderão realizar a prova com o intuito de no ano seguinte usar a nota para a universidade. Ou, aqueles que já concluíram essa ciclo.
Por meio dos pontos conquistados na prova, os candidatos podem conseguir vaga gratuita em uma universidade. Algumas instituições também substituem seus vestibulares pela prova do ENEM, e costumam conceder descontos parciais.
✓ Acompanhe as novidades sobre os cursos SENAC 2020
No ano seguinte ao de participação no ENEM 2020, os participantes podem se inscrever em programas do Governo como:
Todas as fases do vestibular são programadas e divulgadas com antecedência. Dessa forma, os interessados em realizar o exame podem se preparar melhor.
No cronograma ENEM 2020 cada etapa acontece em:
O ideal é estar sempre atento aos dias de cada fase, pois dificilmente o período é prorrogado ou alterado.
A prova do ENEM 2020 é considerada uma das mais complexas do país. Ao todo, são 180 questões dividas em duas provas com 90 perguntas cada, mais a redação dissertativa.
✓ Participe também do SISUTEC 2020
No primeiro dia são dadas 5h30 para realizar as questões e a redação. Para o domingo seguinte os candidatos têm 5h para finalizar o exame. Com abertura dos portões às 13h e início da prova às 13h30, seguindo o horário de Brasília.
Os conteúdos aplicados ficam divididos da seguinte forma:
Primeiro dia:
Segundo dia:
Os assuntos solicitados são os mesmos trabalhados durante o Ensino Médio. Vale a pena ler com atenção o edital ENEM 2020 para conhecer mais sobre a estrutura do exame.
No mês de maio, normalmente entre a primeira e segunda quinzena, a Página do Participante fica disponível para a inscrição ENEM 2020.
Durante o processo será necessário criar um login e senha que servirão como acesso para consulta de notas, e como inscrição de outros programas do Governo.
Depois de preencher a ficha com os dados cadastrais, escolher a cidade que deseja fazer a prova e a língua estrangeira. O sistema vai gerar o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$85. A isenção é permitida para alunos da rede pública, bolsistas da rede privada e aqueles que declararem baixa renda.
Aprenda como se inscrever:
Para as pessoas que podem utilizar os pontos para ingressar no ensino superior a postagem do resultado ENEM 2020 é divulgada em janeiro.
A nota é a média de pontos de cada um dos conteúdos e da redação. O mínimo para conseguir uma boa colocação na disputa é de pelo menos 500 pontos. Dependendo do curso pretendido.
O resultado pode ser consultado na mesma página em que foi realizada a inscrição, também escolhendo o ícone indicado e informando o CPF. Para os treineiros a postagem de notas é feita em meados de Março.
Você bem empregado & capacitado pelo SENAC.
Fazer o SENAC Contagem MG 2020 é a garantia de entrar no mercado de trabalho através de uma das melhores…
O SENAC Uberlândia MG 2020 está com as inscrições abertas para cursos gratuitos, livres e técnicos na unidade Martins. Esses…
O SENAC Duque de Caxias RJ 2020 está com as inscrições abertas para as modalidades de ensino distribuídas entre cursos…
Quem deseja garantir um futuro de sucesso, não pode deixar a possibilidade de fazer um curso profissionalizante de lado. As…
Os cursos gratuitos do SENAC Santo André SP 2020 são excelentes oportunidades para quem quer entrar no mercado de trabalho.…
Localizada no ABC Paulista, região que concentra um grande número de industrias e fábricas. A unidade do SENAC São Bernardo…