Categorias: Outros

FIES 2020: Novo P-FIES, SisFies, Inscrições e Boleto

Permitindo o financiamento de cursos de ensino superior, o FIES 2020 é uma ajuda e tanto no orçamento dos universitários. O pagamento do saldo devedor referente ao que foi cobrado pelo FIES 2020 deve ser iniciado apenas após a conclusão do curso. A ideia é que os contemplados consigam um emprego para então quitar seu débito.

FIES 2020

Como funciona o FIES 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa oferecido pelo Governo Federal. Válido para todos aqueles que no momento não têm condições de arcar com o valor da mensalidade de um cursos superior.

A ideia é fornecer um empréstimo a esses candidatos, para receber o pagamento em pequenas parcelas e após a conclusão do curso. O tempo para quitação total do débito deve ser de em média 14 anos.

O portal para inscrição é aberto duas vezes ao ano, em janeiro e depois em junho. Na ocasião, todos aqueles que participaram do ENEM a partir de 2010 poderão se escrever.

✓ Veja mais opções de ingresso:

Também é preciso ter pontuado mais do zero na redação, e possuir renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa. Compõem o grupo familiar todos aqueles que residem no mesmo endereço que o jovem.


Novo FIES 2020

Nos últimos anos, começaram a valer as regras e organizações do Novo FIES 2020. Algumas políticas do programa foram alteradas. Por exemplo, dividindo o público em duas categorias e modalidades de disputa.

Essa separação é feita considerando as características socioeconômicas do candidato. Da seguinte forma:

  • Novo FIES: crédito concedido aos candidatos cuja renda familiar mensal não ultrapassa 3 salários mínimos por pessoa;
  • P-FIES: crédito concedido aos candidatos cuja renda familiar mensal não ultrapassa 5 salários mínimos por pessoa.

A diferença entre as categorias também tem relação com o número de vagas. São pelo menos 100 mil vagas a mais para o P-FIES. Em contra partida, na modalidade Novo Fies os  juros oferecidos podem chegar a zero.

A disputa acontece dentro da categoria escolhida pelo candidato, e conforme as oportunidades oferecidas para a universidade o curso pretendido.


Como contratar o financiamento estudantil 2020?

Conforme inicia o calendário para o semestre vigente, os interessados podem fazer suas inscrições online. Depois de inserir uma série de informações a respeito do seu perfil, o sistema inicia a seleção.

✓ Confira opções técnicas:

De acordo com as vagas disponíveis, e caso tenha o direito de concorrer em política de cotas, o candidato passa a disputar com sua nota do ENEM 2020. Sendo contemplados aqueles que obtiveram os melhores pontos.


O Curso SENAC que Você Tanto Sonha Está Disponível

Você bem empregado & capacitado pelo SENAC.

Turbine Sua Carreira Agora

[ INSCREVA-SE AGORA]


Caso tenha sido selecionado no FIES 2020, o estudante deve comparecer até a universidade com todos os documentos necessários para identificação. O passo seguinte é ir até o banco para contratar o crédito.

Para os universitários com renda até 3 salários mínimos mensais por pessoa, os juros são zero. Para quem optou pela disputa no P-FIES os juros dependem do banco. Se o procedimento for aceito, basta iniciar o curso.


Inscrições FIES 2020

Todos aqueles que pretendem se candidatar a uma das vagas disponíveis do programa, precisam estar atentos ao calendário. Dificilmente o período para inscrições FIES 2020 é prorrogado.

Na ocasião, será preciso acessar o portal do SisFIES, e iniciar seu cadastro. Escolhendo até duas opções de curso e universidade. Aprenda como:

  • Acesse o site do FIES e clique em “Minha Inscrição”;

  • Caso essa seja a primeira vez que se candidata, selecione “Primeiro Acesso”;

  • Informe os dados solicitados e inicie sua inscrição.

A cada semestre todos os contemplados devem acessar o mesmo portal para realizar o aditamento. Atualizando os seus dados e mostrando que mantém o desejo em utilizar o crédito.


Pagamento do FIES 2020

O universitário é obrigado a iniciar o pagamento do FIES 2020 após a sua formatura. Quando finalmente fez a colação de grau e se registrou como profissional.

Caso não tenha condições financeiras de arcar com o valor total da mensalidade, vai pagar o mínimo instituído em contrato. O boleto do crédito estudantil 2020 pode ser retirado na própria agência bancária, ou pelo site do programa.

 

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

FIES 2020: Novo P-FIES, SisFies, Inscrições e Boleto

O Curso SENAC que Você Tanto Sonha Está Disponível

Você bem empregado & capacitado pelo SENAC.

  • Turbine Sua Carreira Agora

[ INSCREVA-SE AGORA]


Últimas Notícias

  • Sul

SENAC Contagem MG 2020: Cursos Gratuitos, Inscrição e Vagas

Fazer o SENAC Contagem MG 2020 é a garantia de entrar no mercado de trabalho através de uma das melhores…

1 semana ago
  • Sudeste

SENAC Uberlândia MG 2020: Cursos Gratuitos, Inscrição e Vagas

O SENAC Uberlândia MG 2020 está com as inscrições abertas para cursos gratuitos, livres e técnicos na unidade Martins. Esses…

6 dias ago
  • Sudeste

SENAC Duque de Caxias RJ 2020: Cursos Gratuitos, Inscrição e Vagas

O SENAC Duque de Caxias RJ 2020 está com as inscrições abertas para as modalidades de ensino distribuídas entre cursos…

6 dias ago
  • Sudeste

Senac Nova Iguaçu RJ 2020: Cursos Gratuitos, Inscrição e Vagas

Quem deseja garantir um futuro de sucesso, não pode deixar a possibilidade de fazer um curso profissionalizante de lado. As…

4 dias ago
  • Sudeste

SENAC Santo André SP 2020: Cursos Gratuitos, Inscrição e Vagas

Os cursos gratuitos do SENAC Santo André SP 2020 são excelentes oportunidades para quem quer entrar no mercado de trabalho.…

6 dias ago
  • Sudeste

SENAC São Bernardo do Campo 2020: Cursos Gratuitos, Inscrição e Vagas

Localizada no ABC Paulista, região que concentra um grande número de industrias e fábricas. A unidade do SENAC São Bernardo…

4 dias ago