Categorias: Centro-Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul

SISU 2020: Inscrições, Nota de Corte, Resultado

Um dos mais disputados programas do Governo Federal, o SISU 2020 oferece vagas em instituições de ensino superior gratuitas. As chances do SISU 2020 são válidas duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. Podem se inscrever aqueles que participaram do ENEM na edição do ano anterior.

SISU 2020

Como funciona o SISU 2020

Criado e administrado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que abre inscrições duas vezes ao ano para os interessados no ensino superior gratuito.

As vagas são em 63 universidades públicas do país, seja de âmbito estadual ou federal. Atualmente, apenas 5 instituições que oferecem cursos de graduação grátis não contam com a ajuda do SISU 2020.

No início do ano são mais de 235 mil vagas distribuídas aos participantes do ENEM no ano anterior. Para conseguir o curso pretendido é preciso se destacar na prova, pois o critério para classificação é a nota.

✓ Acompanhe também, as novidades do PROUNI 2020

Inscrições e consulta de resultados são feitos via internet, na página oficial do sistema. Apenas a matrícula é presencial, diretamente na universidade.


Sistema de Seleção SISU 2020

O sistema de seleção SISU 2020 é muito simples: classificam-se para a vaga pretendida os candidatos com as melhores notas. Para que seja definido o mínimo a ser conquistado no ENEM 2020 para cada curso e universidade, é tida a nota de corte SISU 2020.

O corte representa que abaixo daquela pontuação os candidatos não se classificam. Para que haja esse resultado é preciso considerar:

  • Quantas vagas a universidade ofereceu para aquele curso e turno;
  • Quantas pessoas se interessam pela mesma vaga;
  • Modalidade de disputa, isto é, ampla concorrência ou política de cotas.

Dessa forma, pode acontecer de um mesmo curso ter nota de corte diferente dependendo da universidade. E ainda, embora o curso pertença a mesma instituição o mínimo não ser o mesmo para cada campus ou turno desejado.

Quanto mais pessoas se interessam pelas mesmas vagas, maior será o critério para desempate na disputa. É por isso que cursos muito visados, como medicina e direito, têm nota de corte maior.

✓ Veja mais opções de cursos:

A política de cotas é adotada por todas as instituições, e os candidatos disputam dentro da categoria que escolheram. Isto é, se são negros, pardos, índios, baixa renda, estudantes da rede pública ou deficientes.


Inscrição SISU 2020

No início de janeiro e junho, todos os interessados em entrar na disputa devem realizar sua inscrição SISU 2020. Acessando o site, conforme calendário, e preenchendo sua ficha.

Será necessário escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Fazendo login com usuário e senha cadastrados durante a inscrição no ENEM. Durante o período de cadastros e escolhas, o site se atualiza para indicar as notas de corte. Assim, o candidato pode monitorar sua classificação.

Veja como fazer:

  • Informe o login e senha conforme solicitado;

  • Preencha cada uma das fichas que compõem o cadastro. Escolhendo os cursos e universidades pretendidas.


Resultados SISU 2020

Dias após finalizar as inscrições o portal permite que seja feita a consulta de resultados SISU 2020. O processo é feito no mesmo site do cadastro, usando o login e senha anteriores.

O sistema vai indicar qual foi sua classificação e se conseguiu a vaga desejada para uma das alternativas. Caso não tenha obtido sucesso, o programa permite a inscrição na lista de espera SISU 2020. Válido para disputa das vagas remanescentes.

Para os saldos positivos, quer dizer, quem conseguiu a vaga desejada. O passo seguinte é comparecer até a universidade para efetivar sua matrícula. Não perca os dias para esse processo, deixar de comparecer indica desistência.

Aprenda como consultar seu resultado:

  • Faça login no portal;

  • Veja qual foi sua classificação na disputa.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

SISU 2020: Inscrições, Nota de Corte, Resultado
Compartilhe

Últimas Notícias

  • Outros

FIES 2020: Novo P-FIES, SisFies, Inscrições e Boleto

Permitindo o financiamento de cursos de ensino superior, o FIES 2020 é uma ajuda e tanto no orçamento dos universitários.…

  • Outros

ENEM 2020: Inscrições, Data da Prova, Notas e Resultados

O ENEM 2020 é hoje o principal vestibular do país. Desenvolvido pelo MEC em parceria com o Inep, o ENEM…

  • Outros

PROUNI 2020: Inscrições, Nota de Corte, Resultado

Um dos programas do Governo Federal de maior sucesso é o PROUNI 2020. Aplicado duas vezes ao ano, o PROUNI…

  • Outros

SISUTEC 2020: INSCRIÇÕES Abertas, Vagas e Cursos

A criação do SISUTEC 2020 é do Governo Federal. A primeira edição do sistema foi anunciada em 2013. O propósito…

  • Outros

Técnico em Radiologia SENAC 2020 ← Inscrições, Vagas Abertas

A formação do técnico em radiologia SENAC 2020, permite que o profissional atue dentro de hospitais e clínicas diagnósticas. Por…

  • Outros

Curso de Confeitaria SENAC 2020: Inscrições, Vagas Abertas

O segmento alimentício só vem crescendo dentro do mercado. E para estar ainda mais capacitado, o curso de confeitaria SENAC…